Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro

Biblioteca Popular de Botafogo é modernizada pelo Sesc RJ

Compartilhe essa publicação:

Antonio Queiroz destaca que nova unidade deve servir como espaço para produção cultural e estudo

Foto: Arteiras Comunicação

O presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, a diretora do Sesc RJ, Regina Pinho, e o secretário de Cultura do município do Rio, Marcelo Calero, que representou o prefeito Eduardo Paes, inauguraram, no dia 02 de julho, o Sesc Botafogo – Biblioteca Machado de Assis.

A iniciativa é resultado de uma parceria com a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, no âmbito do programa Bibliotecas do Amanhã, que visa recuperar e modernizar espaços de leitura da cidade, ampliando a visão das bibliotecas como espaço de convivência e conhecimento.

A unidade, que passa a ser administrada pelo Sesc RJ, foi totalmente reformada pela instituição. Além da recuperação da infraestrutura, e do novo acervo de livros, a estrutura para a oferecer atividades educativas e serviços relacionados aos pilares de atuação do Sesc.

“A leitura é uma atividade que estimula o pensamento crítico e fornece as bases para o exercício da cidadania. O Sesc RJ acredita nisso, e atua fortemente para a formação de leitores. Queremos que espaços como esse sirvam como lugares de produção cultural, estudo e integração da comunidade. Ofereceremos à região tudo que o Sesc tem a oferecer no âmbito das artes e do bem-estar, assim como já estamos fazendo na Ilha do Governador”, afirmou o presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior.

Na inauguração, o secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, celebrou a reabertura da biblioteca.

“Esse é mais um espaço que entregamos à comunidade em parceria com o Sesc RJ, essa instituição essencial à nossa cultura. O Rio foi eleito a primeira cidade de língua portuguesa a receber o título da Unesco de Capital Mundial do Livro, em virtude da excelência de seus programas de promoção do livro e da leitura. No próximo ano, diversas ações e eventos de fomento à literatura vão ocupar a cidade. E este espaço contribuirá com isso”, destacou.

Biblioteca da Ilha do Governador também foi transformada em unidade Sesc

Em abril, Sesc RJ inaugurou o Sesc Cocotá – Biblioteca Euclides da Cunha, na Ilha do Governador. Além da recuperação da infraestrutura e do novo acervo com sete mil obras, a biblioteca, marco histórico e cultural da região, oferece à população uma programação sistemática gratuita de contação de histórias e exibição de filmes com o CineSesc.

Ambas as bibliotecas agora integram a Rede Sesc de Bibliotecas do Rio de Janeiro, atualmente composta por outras 21 unidades abastecidas por mais de 72 mil obras. Ao fazer parte da rede, as unidades da Ilha do Governador e de Botafogo terão o benefício do intercâmbio de obras, que permite aos leitores pesquisarem e solicitarem, para empréstimo, exemplares do acervo de outras unidades da rede.

Rolar para cima