Rio Refugia celebra a diversidade e o protagonismo de pessoas refugiadas

Compartilhe:

Evento no Sesc Tijuca oferece, no próximo fim de semana, programação gratuita que valoriza as culturas, saberes e trajetórias de pessoas refugiadas

Foto: Erbs jr.

No próximo fim de semana, dias 21 e 22 de junho, o Sesc Tijuca receberá a 9ª edição do Rio Refugia, festival multicultural promovido pelo Sesc RJ, Abraço Cultural, PARES Cáritas RJ e Feira Chega Junto, com apoio do ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados). O evento celebra o Dia Mundial do Refugiado com uma intensa programação gratuita que valoriza as culturas, saberes e trajetórias de pessoas em situação de refúgio.

Durante os dois dias, das 10h às 18h, o público poderá visitar uma feira de empreendedores com gastronomia, moda e artesanato da países da África, América Latina e Oriente Médio, como Síria, Venezuela, Colômbia, Angola, Nigéria e República Democrática do Congo.

Também poderão participar de oficinas culturais de tranças afro-brasileiras, caligrafia árabe, turbantes e artesanato. Haverá ainda aulas e apresentações de dança de gêneros como salsa, dabke, dança do ventre e cultura sapeur. As crianças vão desfrutar de um espaço infantil com jogos, brincadeiras e atividades educativas.

O DJ Joss Dee vai agitar os dias de evento com o melhor da música latina e africana. O festival receberá, também, no dia 21, a partir das 15h, shows de kuduro com Okupiluka e, no domingo, La Santa Clave, celebrando a riqueza dos estilos cubanos.  

Desde 2017, o Rio Refugia promove a integração cultural, a geração de renda e o reconhecimento dos talentos e histórias de pessoas que buscaram refúgio no Rio de Janeiro. Este ano, o festival reunirá 27 empreendedores migrantes e refugiados, selecionados por meio de chamamento público, valorizando propostas com originalidade, liderança feminina, representatividade cultural e impacto social.

Leia mais

Rolar para cima