Mês do meio ambiente teve palestras, exposições e ativações que reforçaram o protagonismo do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade na pauta ambiental

Considerado o “Natal da sustentabilidade”, o mês de junho foi marcado por uma agenda intensa do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS). Com eventos em diferentes regiões do estado, o Instituto consolidou sua atuação como protagonista na disseminação de boas práticas ambientais, por meio de palestras, exposições e ações educativas com foco na reprodução de soluções sustentáveis.
As atividades incluíram, entre outros compromissos, a participação na ExpoRio Turismo, onde o IFeS levou tecnologias verdes e promoveu um painel sobre sustentabilidade no setor turístico. O Instituto também distribuiu mudas adubadas com resíduos orgânicos, coletados em ações anteriores do Sesc RJ, promovendo a economia circular.
A programação continuou com palestras em instituições de ensino como a UniVassouras e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), campus Três Rios. Nessas ocasiões, o diretor-executivo do IFeS, Vinicius Crespo, destacou a importância da educação ambiental como ferramenta de transformação, apresentando também equipamentos desenvolvidos para facilitar a destinação correta de resíduos, como trituradores de cartões de plástico e coletores de eletrônicos.
O mês foi encerrado com a participação do Instituto no festival de Jazz & Blues, em Rio das Ostras, onde o IFeS apoiou uma ação que recolheu mais de 400 quilos de resíduos recicláveis. Todo o material teve destinação final adequada por meio de cooperativas parceiras. A iniciativa reforçou a missão do IFeS de promover o engajamento da população a partir de ações práticas e acessíveis.
“Junho é o nosso Natal. É o momento de mostrar que sustentabilidade não é romantismo, é uma necessidade. E mais do que isso, pode ser um bom negócio. Em cada ação que realizamos, nosso objetivo é despertar o senso de pertencimento nas pessoas e mostrar que, com atitudes simples, todos podem contribuir para um futuro mais equilibrado”, afirma o diretor-executivo do IFeS, Vinicius Crespo.