Obra transforma primeira unidade do Sesc no Brasil em centro cultural de referência, com programação educativa e preservação da memória do comércio

O Rio de Janeiro se prepara para ganhar um novo espaço cultural de referência: o Museu do Comércio, que funcionará no prédio histórico da primeira unidade do Sesc no Brasil, no Engenho de Dentro. A iniciativa integra o projeto de revitalização completa do Sesc Engenho de Dentro, na Zona Norte, e está com as obras em ritmo acelerado.
Localizado na Avenida Amaro Cavalcanti, em frente à estação de trem Engenho de Dentro e ao Estádio Nilton Santos, o Engenhão, o prédio, construído na década de 1940, está sendo totalmente restaurado e adaptado para receber o futuro museu. Com 30% do avanço físico já concluído, a obra encontra-se na fase de execução das estruturas e fechamento em alvenaria, com previsão de entrega em março de 2026.
O Museu do Comércio reunirá galerias expositivas, salas multiuso, cafeteria, praças abertas e cobertas, áreas de pesquisa, espaços para atividades educativas e o Centro de Memória do Sesc RJ, que contará com um moderno laboratório de conservação. Mais do que preservar a história do comércio e do Sesc, o espaço será um polo de cultura, aprendizado e convivência para toda a cidade.
Para o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, o projeto une passado e futuro em benefício da comunidade.
“O Museu do Comércio é um projeto que une preservação da memória, acesso à cultura e desenvolvimento social. Estamos revitalizando um patrimônio histórico que marcou o início do Sesc no Brasil, para que ele volte a ser um espaço vivo, de convivência e aprendizado. Além de oferecer programação cultural e educativa de qualidade, esse centro será um ponto de valorização da Zona Norte e um orgulho para toda a cidade”, afirma.