Para o presidente da Fecomércio RJ, avanços na infraestrutura, câmbio favorável e a retomada do Galeão são decisivos para alavancar o turismo e impulsionar o comércio

O Rio de Janeiro registrou, no primeiro semestre de 2025, o maior crescimento das atividades turísticas desde o fim da pandemia. A alta de 14,2% na comparação com o mesmo período de 2024, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE, foi o melhor resultado entre os 17 estados analisados.
Em declaração à Folha de S. Paulo, o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, destacou que a combinação de melhorias na infraestrutura da capital, o câmbio favorável aos estrangeiros e a retomada do Galeão como hub nacional e internacional foram decisivos para esse desempenho.
“Tivemos avanços relevantes para incentivar ainda mais o turismo e alavancar o setor nos próximos anos. Nosso objetivo é aproveitar as potencialidades culturais e naturais do Rio com a melhor estrutura para o setor e assim enfrentar as dificuldades que o comércio vem sofrendo. O turismo, hoje, é em alguma medida como a indústria petroleira: um vetor importante para o Rio e com viés de alta, mesmo nos cenários de crise”, afirma Antonio Queiroz.