O videocast O Rio Pod+ recebe o assessor especial da Secretaria de Estado de Turismo que revela como a região se tornou um polo de desenvolvimento que une turismo, gastronomia, agricultura e cultura

O Vale do Café é o destaque no novo episódio do videocast O Rio Pod+. Um dos polos mais promissores do turismo do Rio, a região, a poucos quilômetros da capital, se consolidou como referência em experiências turísticas e gastronômicas, integrando agricultura familiar, cultura e hospitalidade.
O assessor especial da Secretaria de Estado de Turismo e coordenador das Ações de Turismo no Vale do Café, Wanderson Farias, apresenta as novas rotas que têm atraído visitantes nacionais e internacionais, como a Rota do Queijo, com produtores premiados na França, e a Rota do Café, que cresceu de quatro para 52 produtores desde 2020. Entre as curiosidades, ele revela que o doce de leite produzido em Valença foi considerado o melhor do mundo em concurso internacional.
Wanderson Farias destaca a força do associativismo, organizado em um Arranjo Produtivo Local (APL) que reúne produtores de queijo, café e cachaça. Esse modelo, segundo ele, tem fortalecido pequenos negócios e elevado a qualidade da oferta turística. A parceria com o Sistema Fecomércio RJ — por meio dos Sicomércios locais, do Sesc RJ e do Senac RJ — é apontada como estratégica para festivais, capacitação de mão de obra e promoção da região.
Outro ponto alto é o impacto de novos equipamentos turísticos, como o Museu Vassouras, o maior museu de identidade da América Latina, que promete impulsionar ainda mais o fluxo de visitantes. Os festivais gastronômicos, como o “Sabores do Vale do Café”, também têm papel central, movimentando a economia, atraindo turistas, lotando hotéis e valorizando os produtos locais.
Assista ao episódio completo em https://www.youtube.com/watch?v=vrT8mx-QqRg