Evento recebeu mais de 42 mil visitantes e 14 destinos internacionais, com hotéis ultrapassando 88% de ocupação

A ABAV Expo 2025, apresentada pelo Sesc RJ e Senac RJ, encerrou mais uma edição de sucesso no Riocentro, no Rio de Janeiro, entre os dias 08 e 10 de outubro, consolidando-se como o maior e mais relevante evento de turismo da América Latina. Na entrevista coletiva de balanço, os anfitriões, a presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, a diretora de Turismo, Hotelaria e Alimentação do Sesc RJ, Adriana Homem de Carvalho, e o subsecretário municipal de Turismo, Bruno Mattos, confirmaram que o Rio de Janeiro sediará mais cinco edições da feira, respectivamente, em 2027, 2029, 2030, 2031 e 2032.
“A ABAV Expo é muito mais do que uma feira: é um encontro que impulsiona o turismo brasileiro, promove o intercâmbio global e inspira inovação. O Rio de Janeiro nos recebeu mais uma vez com sua energia única, e os resultados desta edição comprovam o poder transformador do turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social. O sucesso da feira este ano mostra a força do nosso evento. Já comercializamos 60% dos estandes para a próxima edição, o que só reforça nossa ótima expectativa”, afirmou a presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros.
Representando o Sistema Fecomércio RJ, Adriana Homem de Carvalho destacou que a ABAV Expo 2025 consolidou o Rio de Janeiro como o grande palco do turismo brasileiro e se tornou um símbolo da força desse setor na economia fluminense.
“O evento reafirmou a vocação do estado para unir negócios, inovação e hospitalidade, fortalecendo sua presença no cenário nacional e internacional. Os resultados refletem esse protagonismo, evidenciando que o Rio vive um novo ciclo, com o turismo deixando de ser sazonal para se tornar permanente”, enfatizou a executiva.
Já o subsecretário municipal de Turismo, Bruno Mattos, valorizou a parceria da Prefeitura do Rio com ABAV Nacional e o Sistema Fecomércio RJ.
“A integração entre poder público e iniciativa privada é responsável pelo grande sucesso desse evento. Já é a maior feira da América Latina e vai crescer ainda mais”, ressaltou o representante do município.
A feira recebeu mais de 42 mil visitantes (31.916 somente nos dois primeiros dias), 354 jornalistas, 366 criadores de conteúdo e 14 destinos internacionais (13 países, incluindo China, Cuba, Costa Rica e Japão pela primeira vez) e uma região: Los Cabos, no México, movimentando a economia e o trade turístico em um ambiente de negócios, conhecimento e conexões.
O evento movimentou fortemente a hotelaria da cidade. De acordo com levantamento exclusivo realizado pelo HotéisRIO, a taxa de ocupação no período entre os dias 8 e 10 de outubro dos hotéis na Região Sudoeste chegou a 88,22%.