O elo entre os gigantes e os independentes do varejo farmacêutico

Compartilhe:

Presidente do Sincofarma-Rio há 25 anos, Felipe Terrezo fala sobre os desafios de equilibrar o mercado entre grandes redes e farmácias de bairro

Foto: Arteiras Comunicação

Mediar a convivência entre gigantes do varejo farmacêutico e pequenos comerciantes é uma das principais missões de Felipe Terrezo, que há 25 anos preside o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Município do Rio de Janeiro (Sincofarma-Rio). No episódio mais recente do videocast O Rio Pod+, o dirigente sindical analisa a evolução de um dos setores mais competitivos do comércio e os bastidores da representação sindical na capital fluminense.

À frente do sindicato desde 1999, ele lembra que o cenário mudou radicalmente. Se antes o embate era contra grandes redes que praticavam concorrência predatória, hoje a disputa se dá entre os próprios gigantes. Para as farmácias de bairro, o caminho da sobrevivência passa pela diferenciação no atendimento.

“Me sobra um bom atendimento”, resume.

Segundo ele, o pequeno comerciante conquista o cliente com proximidade e confiança — oferecendo “colo, carinho e serviço”, e não apenas preço.

Felipe Terrezo destaca seu papel como mediador, buscando o ponto de equilíbrio “para que o grande não atropele o pequeno, e o pequeno não atrapalhe o grande”. Sob sua gestão, foi criada uma comissão mista com representantes das grandes redes e das farmácias independentes, iniciativa que tornou o Sincofarma-Rio referência nacional no setor.

O presidente do Sincofarma-Rio também comenta os desafios enfrentados após o fim da contribuição sindical obrigatória. A sobrevivência da entidade, de acordo com ele, foi garantida ao demonstrar relevância e articular, com as grandes redes, um modelo de financiamento sustentável. Nesse contexto, Felipe Terrezo destacou o papel fundamental da Fecomércio RJ como base de apoio.

“A Fecomércio RJ virou uma Meca. Tudo o que você precisa, a Fecomércio RJ tem de melhor”, afirmou, citando os suportes jurídico, tributário e de imprensa.

Assista ao episódio completo em https://www.youtube.com/watch?v=nzM4o3FyOF0

Leia mais

Rolar para cima