Presidente Queiroz participa de sessão dos 80 anos da CNC no Senado

Compartilhe:

Sessão Solene destaca a trajetória da entidade e sua contribuição para o desenvolvimento do Brasil

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) comemorou seus 80 anos em Sessão Solene no Congresso Nacional, no dia 26 de novembro, por requerimento do senador Efraim de Araujo Morais Filho (União-PB), e conduzida pelo senador Izalci Lucas (PL-DF).
A solenidade reuniu o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, além de diretores e colaboradores da CNC, parlamentares, autoridades, presidentes das federações do comércio e convidados, marcando um momento histórico para a entidade que representa um dos setores mais relevantes da economia brasileira.

Durante a cerimônia, o presidente da CNC, José Roberto Tadros, reafirmou a democracia, o livre mercado e a segurança jurídica como pilares indispensáveis ao progresso do País. Tadros também ressaltou o papel histórico da entidade na formulação de políticas públicas e na promoção da qualificação profissional por meio do Sesc e do Senac, além de homenagear o presidente Getúlio Vargas, idealizador da estrutura empresarial segmentada e da criação do Sistema S.

“Nossa missão vai além da representação empresarial. Atuamos como agentes de transformação social por meio do Sesc e do Senac, levando educação, cultura, assistência, qualificação profissional e bem-estar a milhões de brasileiros”, afirmou o presidente da CNC.

Representando o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, Pedro Henrique Guerra enfatizou a sintonia entre as propostas da CNC e as ações do governo para melhorar o ambiente de negócios e ampliar acordos internacionais.

Lançamento do selo comemorativo

Como parte das celebrações, os Correios lançaram o Selo Institucional e Carimbo Comemorativo dos 80 anos da CNC. O superintendente dos Correios no DF, Paulo Henrique Soares de Moura, explicou que a emissão simboliza o reconhecimento da relevância da entidade para a economia e para a sociedade brasileira.

“Registrar esses 80 anos em um selo postal significa eternizar, na memória nacional, o compromisso da CNC com os interesses de milhares de empresas e com a qualidade de vida dos brasileiros”, pontuou Paulo Henrique Soares de Moura.

Exposição na Câmara dos Deputados

A programação comemorativa incluiu a mostra 80 Anos da CNC, aberta à visitação no Espaço Mário Covas, Anexo II da Câmara dos Deputados, de 25 a 27 de novembro. A exposição apresentou a trajetória de desenvolvimento do comércio e da CNC ao longo de oito décadas, salientando marcos históricos como as quatro Conferências das Classes Produtoras, a entrada da entidade no Mercosul e na Câmara de Comércio Internacional, participações na Organização Internacional do Trabalho (OIT), a digitalização do Sistema Comércio e a fundação do Sesc e do Senac.

Além de um telão de LED com informações institucionais, os visitantes puderam conferir experiências interativas, como uma visita virtual ao Memorial do Comércio usando óculos de realidade aumentada. Outro destaque foi o souvenir comemorativo, uma medalha alusiva aos 80 anos da CNC, que os participantes levaram como lembrança dessa celebração histórica.

Leia mais

Rolar para cima