As mudanças no comércio local pós-pandemia

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O comércio inicia sua adaptação ao novo mercado após longa quarentena, período que trouxe grandes desafios aos empresários. Na nova fase, além de manter-se ativo apesar da instabilidade econômica, os empreendedores precisam adequar-se aos protocolos sanitários, treinar as equipes diante das novas exigências e adotar ferramentas digitais para otimizar as vendas, além da adaptação aos novos hábitos dos consumidores.

Na última segunda-feira (dia 13), o Senac RJ realizou Live em seu canal no Youtube que discutiu as mudanças e os desafios do comércio local no pós-pandemia. O encontro virtual contou com a participação do presidente do Sincomércio de Itaperuna e diretor da Fecomércio RJ, Edmilson Ladeira, o teólogo e especialista em Liderança Avançada, Arlênio Machado, o jornalista Adilson Ribeiro e a professora e especialista em Gestão Pública e Planejamento, Maria Inês Freire Borges.

Entre os temas discutidos, ficou clara a importância do papel do consumidor na preservação do comércio local, a fim de evitar o colapso de pequenos negócios, garantindo tanto a sobrevivência das empresas quanto o desenvolvimento socioeconômico da sua região. Consumindo os produtos e serviços ofertados pelos empreendedores da região, ele contribui para o crescimento dos negócios durante a crise.

“Vivemos um momento muito diferente no comércio local e no mundial. Temos dificuldade em andar nas ruas, frequentar as lojas, ir aos restaurantes. Precisamos nos adaptar. Como criar, em tão pouco tempo, ferramentas que venham reverter essa situação? Já estamos nos reinventando e estabelecendo novas maneiras de fazer negócio. Nesse momento, precisamos apoiar, mais do que nunca, o comerciante do nosso bairro. Ferramentas como a Loja Online, disponibilizada pela Fecomércio RJ, é uma das nossas propostas para o setor se modernizar”, ressaltou Edmilson Ladeira.

A professora Maria Inês Borges também fez ponderações sobre essa nova realidade. “Temos visto pessoas empreendendo de maneiras variadas. O pequeno está se reinventando para fazer o cliente ir à sua porta. Esperamos que, quando isso terminar, tenhamos bastante motivação e que esses comerciantes continuem essa evolução”, destacou.

Arlênio Machado enfatizou, durante o debate, o seu ponto de vista sobre as novas formas de consumo. “As mudanças vêm acontecendo ao longo dos anos com o e-commerce, que impactou bastante o comércio local. A pandemia só veio acelerar nossa percepção de mudança, que é necessária em todos os setores. Todos nós estamos nos reinventando para viver esse novo normal, em todos os ramos. Hoje em dia, o delivery de sapatos, por exemplo, é uma nova modalidade, que gera conforto e praticidade. É importante que o comerciante local esteja atento ao que o consumidor deseja e migre para a internet”.

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