Os 87 anos do Cristo Redentor foram comemorados no dia 12 de outubro em diversos pontos da cidade, incluindo a participação do presidente Michel Temer em cerimônia realizada no monumento.
No Cosme Velho, foi feito o corte de um bolo gigante, assim como a benção do reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo. Ao longo da sexta-feira, a comemoração aconteceu no Parque do Flamengo, com o projeto Ação de Amor do Cristo Redentor, por meio do qual a Arquidiocese do Rio de Janeiro, em parceria com Fecomércio RJ, Sesc RJ e Senac RJ, promoveu serviços de esporte, lazer, cultura, saúde, educação e assistência às famílias.
À noite, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, presidiu missa em ação de graças pelos 87 anos de existência do Monumento. No Centro de Visitantes Paineiras, a celebração também foi acompanhada pelo presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florêncio de Queiroz Júnior, e contou com a presença do presidente Michel Temer, acompanhado da primeira-dama Marcela Temer, do ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, e do ministro de Minas e Energia, Moreira Franco.
Durante a cerimônia, o presidente da República homenageou o Cardeal Orani João Tempesta concedendo ao clérigo as insígnias da Ordem do Mérito e do Trabalho, entregue a personalidades que se destacam por seus serviços para o desenvolvimento e a modernização das relações de trabalho no Brasil.