A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) e representantes de associações empresariais se reuniram, na manhã desta segunda-feira (04/6), com o governador Luiz Fernando Pezão para pleitear a flexibilização do pagamento do ICMS do mês de maio.
A proposta inicial é prorrogar por até 15 dias o prazo para recolhimento do imposto, que vence no dia 10 de junho. A iniciativa tem o objetivo de aliviar o fluxo de caixa das empresas que tiveram prejuízos com a paralisação dos caminhoneiros. A mudança evitaria que empresas se endividem para honrar a folha de pagamento do mês de junho.
A prorrogação já fora autorizada pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), em votação na última quarta-feira, dia 30/5. A emenda foi feita pelo deputado estadual Luiz Martins (PDT), que também participou do encontro desta manhã no Palácio Guanabara. A medida é de caráter autorizativo, cabendo ao Governo do Estado concedê-la ou não. O governador se comprometeu a estudar a proposta dos empresários.
Estiveram presentes na reunião o vice-governador Francisco Dornelles, o secretário estadual de Fazenda, Luiz Claudio Gomes, e representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), da Associação de Supermercados do Estado do Rio (Asserj), do Sindicato de Bares e Restaurantes (SindRio) e da Associação de Distribuidores e Atacadistas do Estado do Rio (Aderj). Na última semana, as instituições também solicitaram aos governos federal, estadual e municipal a prorrogação da validade de notas fiscais e o adiamento dos vencimentos de tributos.