O Instituto Fecomércio de Pesquisa e Análises IFec RJ recebeu, no dia 08 de maio, a Diretoria da Federação, instituições parceiras e empresários na inauguração de sua nova sede, no Centro do Rio. A mudança acompanha a evolução da produção de dados estatísticos, que auxiliam os empresários do setor em suas tomadas de decisão.
Durante o evento, foi lançado o Índice IFec RJ (Índice de atividades do comércio de bens, serviços e turismo da Fecomércio RJ). O novo termômetro do setor é resultado de uma parceira da FGV-IBRE com o IFec RJ. Os dados vão sintetizar informações econômicas relevantes e serão divulgadas mensalmente com apenas um dia útil de defasagem. Esse indicador utiliza as informações contidas em 51 variáveis econômicas do estado para diagnosticar o ambiente dos setores de atuação da Federação.
Segundo o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, o principal objetivo do IFec RJ será produzir e difundir dados estatísticos confiáveis com foco regional e setorial que subsidiem os empresários e os gestores públicos municipais e estadual. “Com a estruturação do IFec RJ passamos a contar com um corpo técnico focado em realizar uma série de estudos da economia e seus impactos na sociedade fluminense, traçando um panorama detalhado do Rio de Janeiro”, destacou Queiroz.
O IFec RJ produz pesquisas periódicas que avaliam os hábitos dos consumidores, os obstáculos que dificultam o crescimento dos empresários e as expectativas que eles têm a respeito das condições futuras da economia do estado. O Instituto também realiza pesquisas relacionadas com as seis principais datas comemorativas e pesquisas sob demanda.
De acordo com o diretor do IFec RJ, João Gomes, o instituto vem se tornando referência para o setor. “Além de dados que já produzimos, realizamos pesquisas, análises e estudos que avaliam os hábitos dos consumidores fluminenses, que ajudam os empresários em seus negócios. Por outro lado, o Índice IFec RJ também será uma importante ferramenta para todos que buscam entender o contexto em que o setor de serviços está inserido”, ressaltou o economista.
Índice IFec RJ
Entre março e abril de 2019, o índice apresentou retração de -0,1% (99,1/99,2-1), indicando pequena desaceleração da atividade do setor de comércio de bens, serviços e turismo entre março e abril. Na comparação anual, abril de 2019 contra abril de 2018, o índice apresentou crescimento de 0,9% (99,2/98,2-1), o que pode indicar que o ano de 2019 será melhor do que o ano de 2018. Resta ver o que vai acontecer ao longo do ano.