A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) recebeu na sexta-feira, dia 27 de julho, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, em sua sede, no Centro do Rio. Representantes da Fecomércio RJ estiveram presentes no encontro, que reuniu cerca de 300 pessoas e contou com palestra dada pela jurista, com o tema “Justiça forte é sinal de democracia estável”,
A apresentação da ministra defendeu o Judiciário e criticou a polarização no atual cenário político brasileiro. Para ela, os “tempos difíceis” pelos quais o País está passando só serão superados com o empenho de cada um e com segurança jurídica. “Onde quer que pouse meus olhos, vejo uma multiplicidade de pensares, contradições e manifestações exasperadas que posso chamar de raiva”, opinou. “É difícil ser um povo quando nos colocamos um contra os outros e não contra as ideias”, completou a ministra.
Na avaliação de Cármen Lúcia, o momento pelo qual passa o Brasil está fazendo com que muitos cheguem ao “desalento”, o que atrapalha a retomada e, inclusive, novos investimentos. “Temos uma insegurança no País, que gera desconfiança, gera frustrações, falta de perspectiva, que chega ao desalento e que faz com que não haja a vontade de mudar”, declarou. “Insegurança econômica, política, fala-se em insegurança jurídica, que chega aos empresários, que afeta nossa imagem no exterior”, disse a ministra.
“Sou de uma geração que cometeu erros, mas cometemos um acerto fundamental que foi jamais desistir de lutar para que o melhor para todos. O melhor para o Brasil”, finalizou Cármen Lúcia.