O programa Mesa Brasil Sesc – projeto do Sesc, braço social da Fecomércio RJ, que recolhe doações de excedentes alimentícios de empresas e os direciona para instituições assistenciais – multiplicará em mais de cinco vezes sua capacidade de atendimento no estado do Rio de Janeiro. A instituição renovou sua frota adquirindo 13 novos caminhões com capacidade total para o transporte de 38 toneladas de alimentos simultaneamente. A capacidade anterior era de 7 toneladas, com quatro veículos próprios e seis terceirizados. O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, e a diretora regional do Sesc RJ, Regina Pinheiro, acompanharam a entrega de novos veículos.
A renovação da frota atende ao aumento do volume de arrecadações motivado por uma série de medidas implementadas desde o ano passado. Em 2018, o programa distribuiu 40.570 toneladas de alimentos doados por mais de 200 empresas (como supermercados e indústrias), beneficiando 100 mil pessoas em todo o estado.
Entre as novas ações que ampliarem a arrecadação, estão ingresso solidário (desconto no tíquete mediante doação) em eventos como shows e espetáculos de teatro do Sesc RJ; parcerias com a Cadeg e a Ceasa, que passaram a doar seus excedentes; e o projeto Mesa no Campo, no qual produtores rurais direcionam ao Mesa Brasil alimentos que estão próprios para o consumo mas que seriam descartados por não atenderem aos padrões comerciais, como o tamanho e aparência.
SOBRE O MESA BRASIL – Criado em 2000, o Mesa Brasil Sesc RJ recolhe doações de produtos alimentícios em condições de consumo e as distribui às instituições de assistência social previamente cadastradas, como asilos, creches, orfanatos, entre outras instituições. O programa atende no estado do Rio de Janeiro a mais de 850 instituições sociais, tendo uma abrangência superior a 90% dos municípios fluminenses. Além da logística, o programa se dedica a capacitar colaboradores dessas instituições a aproveitarem integralmente os alimentos, evitando o tradicional descarte de partes que têm valor nutritivo e gastronômico, como talos e cascas.