Sesc realiza exposição sobre Cordel

Compartilhe:

A Fecomércio RJ acompanhou, no dia 15 de junho, a abertura da exposição “Cordel e Cantadores – Brasil, a República do Cordel”, que integra as celebrações pelos 100 anos de falecimento do poeta Leandro Gomes de Barros (1865-1918), considerado um dos patronos da literatura de cordel. Este ano, o Cordel será registrado como Patrimônio Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O evento foi promovido pelo Sesc Tijuca, e a cerimônia de abertura contou com a presença do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, que recebeu do presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), Gonçalo Ferreira da Silva, a medalha Leandro Gomes de Barros, maior honraria da academia.

“Ações como estas, realizadas pelas unidades do Sesc RJ, têm a proposta de resgatar, valorizar e divulgar as peculiaridades da Cultura de nosso Brasil, nos permitindo contribuir para a transformação social e o desenvolvimento de pessoas, o grande compromisso de nosso sistema”, ressaltou o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florêncio de Queiroz Júnior.

A exposição pode ser visitada, no Sesc Tijuca, até o dia 17 de agosto. Na sequência, parte da exposição segue para o Sesc Campos, no Norte fluminense, onde fica de 5 de setembro a 31 de outubro. O Sesc Nova Iguaçu recebe a mostra de 10 de novembro a 30 de dezembro. A iniciativa integra o projeto O Nordeste é Aqui no Sesc RJ, cujo objetivo é preservar as tradições nordestinas e refletir sobre sua importância para o Rio de Janeiro e o restante do país. 

A abertura da exposição marcou também a inauguração da Cordelteca do Sesc Tijuca, que ganhou o nome do presidente da ABLC: Gonçalo Ferreira da Silva. Trata-se da 27ª cordelteca chancelada pela academia no país – a 4ª no estado do Rio.

Além de exposições, a ação promove cursos, oficinas, debates, shows e outras atividades alusivas à cultura nordestina. A programação completa, que se estende até dezembro, pode ser consultada em www.nordesteaquisescrj.com.br

Leia mais

Rolar para cima