No dia 13 de novembro, o espaço Arte Sesc, no Flamengo, recebeu os autores dos livros vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2018, que lançaram suas obras durante o evento e participaram bate-papo e de sessão de autógrafos. A cerimônia contou com a participação do presidente da Fecomércio RJ e foi apresentada pela atriz Fernanda Torres.
Os escritores Juliana Leite e Tobias Carvalho foram os escolhidos deste ano nas categorias Romance e Conto, com os livros “Entre as mãos” e “As coisas”, respectivamente. As obras são publicadas e distribuídas pela editora Record, com tiragem inicial de 2 mil exemplares.
O bate-papo foi mediado pela escritora e poeta Estela Rosa, intercalado pela leitura dramatizada de trechos dos livros vencedores. “Acredito que não há maior indutor da igualdade social do que o acesso à educação e à cultura. Valorizar e divulgar a cultura e a arte, como a literatura, e proporcionar este acesso, faz parte dos grandes compromissos de nosso sistema”, afirmou o presidente da Fecomércio RJ em seu discurso.
Natural de Petrópolis (RJ), Juliana Leite, de 35 anos, é mestre em Literatura pela Uerj, onde também se formou em Relações Públicas. Sua obra, “Entre as mãos”, conta a história de uma mulher que, após sofrer um acidente, desperta com o corpo marcado por cicatrizes profundas.
Já o autor Tobias Carvalho nasceu em Porto Alegre e tem 22 anos de idade. Em seu livro “As Coisas” o escritor apresenta contos com personagens homossexuais, com histórias que se entrelaçam e se contrapõem sob diferentes olhares e gêneros.
15 anos do Prêmio Sesc
Criado em 2003, o Prêmio inclui os autores em programações literárias do Sesc. Desde a primeira edição, o concurso já teve mais de 12 mil livros inscritos e revelou 27 novos escritores. O processo de curadoria e seleção das obras é criterioso e democrático. Os livros são inscritos pela internet, gratuitamente, protegidos por pseudônimos. Ou seja, quem avalia não sabe quem os escreveu. Em 2018, o Prêmio teve 1.540 inscritos, sendo 720 livros de contos e 820 romances.