Evento foi apresentado por Antonio Queiroz Junior e Ana Carolina Medeiros em entrevista coletiva na sede da Fecomércio RJ
O presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, a presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, e a diretora executiva da ABAV Expo, Jerusa Hara, apresentaram à imprensa, na quinta-feira (25/09), na sede da Fecomércio RJ, as novidades da ABAV Expo 2025, que será realizada entre os dias 8 e 10 de outubro, no Riocentro, no Rio de Janeiro.

O evento contou com a presença da representante da ABAV-RJ, Cristina Frisch, da diretora regional do Sesc RJ, Regina Pinho, do diretor regional do Senac RJ, Sérgio Ribeiro, da diretora de Turismo Social, Hotelaria e Alimentação do Sesc RJ, Adriana Homem de Carvalho, da titular da DEAT, delegada Patrícia Alemany, e de autoridades como a secretária municipal de Turismo, Daniela Maia, que representou a Prefeitura do Rio.
Após o sucesso da edição de 2023, que impactou em R$ 54 milhões a economia do Estado do Rio de Janeiro e influenciou a escolha do destino para 74% dos visitantes de fora da cidade, a ABAV Expo 2025 retorna ao Rio de Janeiro.
Promovido pela ABAV Nacional, em parceria com o Sistema Fecomércio RJ, o evento deve reunir cerca de 42 mil visitantes e 2 mil marcas expositoras em 437 estandes distribuídos pelos 40 mil m² contratados no Riocentro. Mais de 500 agentes de viagens convidados já confirmaram presença, consolidando a feira como a maior de turismo da América Latina e reforçando a posição estratégica do Brasil no cenário global do setor.
Durante a entrevista-coletiva, o presidente Antonio Queiroz destacou as ações do Sesc RJ e Senac RJ na feira e anunciou dados de uma pesquisa feita com 1.082 turistas que será apresentada integralmente na ABAV Expo.
A sondagem, realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), mostra que 29,9% dos turistas internacionais vêm do Chile, Colômbia e Argentina, enquanto 8,4% são dos Estados Unidos e 8,3% da França. Entre os brasileiros, os paulistas (26%) se destacam como os que mais visitam a capital. A pesquisa, feita entre os dias 18 e 29 de agosto, também revela que 76,7% dos visitantes estrangeiros estavam no Rio pela primeira vez. Além disso, o levantamento aborda os hotéis sustentáveis e outras cidades do estado visitadas fora da capital, com destaque para Búzios, na Região dos Lagos.
“Nossa presença na ABAV Expo 2025 reafirma o compromisso do Sistema Fecomércio RJ com o fortalecimento do turismo, um dos motores da economia fluminense. Seguiremos investindo para oferecer experiências de qualidade ao público, capacitação aos profissionais e desenvolvimento para o estado do Rio de Janeiro”, ressalta o presidente do Sistema Fecomércio RJ.
A abertura oficial para convidados será realizada no dia 8 de outubro, às 10h, no anfiteatro do Riocentro, com a presença de autoridades públicas e expoentes do setor de turismo e hotelaria.
“A ABAV Expo é muito mais do que uma feira: é um ponto de encontro estratégico para toda a cadeia do turismo. Em 2025, queremos reforçar o papel do Brasil como protagonista no cenário internacional, conectando marcas, destinos e profissionais em um ambiente inovador, sustentável e inspirador. O Rio de Janeiro nos acolhe novamente com sua energia única, e estamos preparados para entregar uma edição ainda mais grandiosa e repleta de experiências. O Rio de Janeiro é sinônimo de turismo”, afirma Ana Carolina Medeiros.
Para a secretária municipal de Turismo da cidade do Rio de Janeiro, Daniela Maia, os resultados só comprovam que o turismo é um setor estratégico.
“É com grande alegria que recebemos a ABAV Expo 2025, a maior feira de turismo da América Latina, nesse momento em que o Rio se consolida como destino de grandes eventos e os resultados se multiplicam: nossa projeção de crescimento para este ano é de 20%, com atração de 13,3 milhões de turistas e movimentação de R$ 27,9 bilhões; e já em agosto a movimentação turística internacional ultrapassou em 0,8% o total do ano passado, com 1,5 milhão de visitantes estrangeiros. Sediar a ABAV Expo é afirmar o Rio como um destino global de negócios, lazer e hospitalidade, capaz de atrair visitantes de todo o Brasil e de diversos países”, enfatiza Maia.
O evento movimenta fortemente a hotelaria da cidade. De acordo com levantamento da ABIH-RJ, a taxa de ocupação, entre os dias 8 e 10 de outubro, está em 75,90% e alguns hotéis da Barra da Tijuca já chegam a 100%.
O evento contará com shuttles (ônibus circulares) gratuitos conectando a estação de metrô Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, ao Riocentro, retornando à estação. Horários: 8/10 – Cerimônia de abertura, saindo 9h do metrô e 23h última saída do show de abertura. 9 e 10/10 – 12h30 às 21h. Outra novidade desta edição é que pela primeira vez o evento vai ter um circuito interno de transporte, que levará os visitantes aos dois pavilhões, além da área externa onde é possível acessar os ônibus circulares.
No Centro de Convenções, os participantes terão à disposição o serviço de carrinhos com paradas de embarque e desembarque sinalizadas no circuito.
Na coletiva, foi anunciado o Censo ABAV, que traça um perfil dos agentes de viagens. De acordo com o levantamento, 70% das agências do Rio vendem prioritariamente turismo de lazer e 15% operam com o turismo receptivo. O Rio, segundo o levantamento, também se destaca por ter um mercado fiel: 90% das vendas vêm de clientes recorrentes. O tíquete médio no estado é 20% acima da média nacional. O Censo completo será apresentado durante a ABAV Expo.