Delegação acompanha a transformação do varejo global na NRF

Compartilhe:

Inovação, IA, sustentabilidade e foco no cliente pautaram a imersão do Sistema Fecomércio RJ e dos vencedores do Prêmio Visão Consciente em Nova York

Foto: Institucional

A delegação empresarial liderada pelo Sistema Fecomércio RJ acompanhou, na NRF – Retail’s Big Show 2026, em Nova York, um conjunto de debates e apresentações que evidenciam uma profunda transformação no varejo global. Ao lado do Sebrae Rio e do Senac RJ, empresários e vencedores da 6ª edição do Prêmio Visão Consciente tiveram acesso direto a palestras de CEOs e líderes internacionais que reforçam uma mesma mensagem: o futuro do varejo será cada vez mais centrado no cliente, orientado por dados, impulsionado por inteligência artificial e comprometido com práticas sustentáveis e socialmente responsáveis.

Logo no primeiro dia, as palestras de Mary Beth Laughton, CEO da REI Co-op, e de Vipul Chawla, CEO do FairPrice Group, mostraram como cooperativas podem unir inovação, experiência do consumidor, propósito social e eficiência operacional. Os dois cases reforçaram que autenticidade, preços justos, engajamento comunitário e sustentabilidade não são discursos abstratos, mas estratégias concretas e replicáveis, inclusive no contexto do varejo carioca, independentemente do porte das empresas.

A agenda também destacou o papel estruturante da inteligência artificial. Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet, apresentou como a IA está redesenhando toda a jornada de consumo, da descoberta à decisão de compra, criando um novo padrão baseado em personalização, agentes inteligentes e integração total entre canais. Na mesma linha, executivos da Macy’s mostraram como a empresa reorganizou sua estratégia a partir de poucas prioridades claras do cliente, abandonando silos internos e colocando a experiência do consumidor no centro das decisões.

Temas como o poder dos “viral moments” no TikTok Shop, a transformação do serviço em produto e a reinvenção da moda na Walmart reforçaram a necessidade de resiliência em um cenário de consumo mais cauteloso. As palestras da NRF deixam claro que vencerão os negócios que for capaz de ler rapidamente o comportamento do mercado.

Leia mais

Rolar para cima