Entrevista aborda os pilares estratégicos do Sistema Fecomércio RJ no impulsionamento do desenvolvimento econômico e social do Rio de Janeiro

O presidente do Sistema Fecomércio RJ é a capa da edição número cinco da Revista Manchete, cujo o lançamento ocorreu, nesta quarta-feira (26/11), no Roxy Dinner Show, em Copacabana, numa cerimônia para convidados. Antonio Florencio de Queiroz Junior recebeu do presidente da Revista Manchete, Marcos Salles, um quadro com a capa da edição.
“Isso aqui no Roxy é a materialização de tudo que nós empresários tentamos fazer ao longo dos anos, que foi recuperar a autoestima do Rio. A recuperação da economia fluminense só é possível por causa do trabalho dos empresários que enfrentam os problemas do dia a dia e se reinventam a cada momento”, afirmou Antonio Florencio de Queiroz Junior em seu discurso.
A noite no Roxy Dinner Show teve ainda a premiação das 20 melhores empresas do Rio e a entrega do Troféu Personalidades Revista Manchete 2025. Uma das agraciadas, indicada pela Fecomércio RJ, foi a empresária Ilana Braun, CEO da Dermage Brasil, que atua no setor de beleza.
“O que é mais importante no Projeto Manchete é que falamos do Rio de Janeiro. Falamos de empresas vencedoras e de pessoas e negócios que a nossa população precisa conhecer”, disse Marcos Salles ao abrir o evento.
Na entrevista à Revista Manchete, o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, destaca que a atuação da instituição se apoia em quatro pilares estratégicos — educação profissional, turismo, assistência social e governança — para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do estado. Ele aponta resultados expressivos do Sesc RJ, Senac RJ e do Mesa Brasil, além da importância de integrar qualificação e inclusão para gerar oportunidades reais à população.
Antonio Queiroz ressalta ainda os desafios atuais do comércio fluminense, como informalidade, insegurança, home office e o custo do crédito, todos com impacto direto no desempenho do varejo. O presidente do Sistema Fecomércio RJ enfatiza a necessidade de melhorar o ambiente de negócios, com mais estabilidade regulatória e segurança jurídica. Ao mesmo tempo, aponta na entrevista à Revista Manchete a transformação tecnológica como um caminho inevitável e positivo, ao afirmar que a educação técnica, inovação, digitalização e uso responsável da inteligência artificial são apresentados como elementos essenciais para preparar empresas e trabalhadores para o futuro.
No turismo, o presidente Antonio Florencio de Queiroz comemora o forte crescimento das atividades no Rio, com resultados acima da média nacional e grande potencial para ampliar emprego e renda. Ele reforça o papel da Fecomércio RJ no apoio a eventos estratégicos, na qualificação profissional e na articulação institucional.
Leia a íntegra da entrevista concedida à Revista Manchete:
https://revistamanchete.com.br/revista-manchete-edicao-5-novembro-2025/#flipbook-df_8201/1/