Otavio Leite lança livro sobre impactos do Tax Free

Compartilhe:

Evento no Clube dos Marimbás, em Copacabana, reuniu autoridades e representantes do trade turístico

Foto: Cláudia Dantas

Em noite de convidados ilustres, autoridades e representantes do trade turístico, foi lançado, na sexta-feira (12/09), o livro “Tax Free: Efeitos no consumo, na atratividade turística e no desenvolvimento econômico de um destino”, do consultor da Presidência da Fecomércio RJ, Otavio Leite. Publicada pela Editora Senac, a obra foi apresentada em um evento no Clube dos Marimbás, em Copacabana.

O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, esteve presente à cerimônia, reforçando o reconhecimento da entidade à importância do tema e à contribuição de Otavio Leite para o fortalecimento do turismo no estado e no país.

“O turismo é um ativo do Rio de Janeiro. A Fecomércio RJ foi protagonista na implementação do Tax Free no Brasil. Entendemos que o programa não é o final, é o começo. Ainda temos muito trabalho pela frente para ver como podemos usufruir dessa ferramenta. O Otavio Leite nos ajudou muito a carregar essa bandeira”, disse o presidente Antonio Queiroz.

A noite também foi marcada pela diplomação oficial de Otavio Leite como Doutor em Turismo, entregue pelos professores doutores Carlos Costa, da Universidade de Aveiro, em Portugal, e Alexandre Panosso, coordenador do doutorado em Turismo da USP.

“Tive o prazer de orientar o Otavio Leite nesse importante trabalho em uma área que é pouco estudada no turismo. Em termos científicos, ele trouxe um grande conteúdo para o desenvolvimento do setor no Brasil. Trata-se de uma obra inovadora”, afirmou o professor doutor Carlos Costa, que orientou a tese do consultor da Presidência da Fecomércio RJ.

A obra analisa, de forma inédita, como a política de isenção de impostos para turistas estrangeiros pode ampliar o consumo, impulsionar o turismo e gerar desenvolvimento econômico. O conteúdo reflete a trajetória de Otavio Leite como gestor público e consultor, marcada pela dedicação a soluções inovadoras para o setor.“Esse livro parte de uma aflição minha que diz respeito à balança de pagamentos dos números brasileiros do turismo, relativas às viagens internacionais. Em 2024, nós brasileiros deixamos no exterior US$ 14,8 bilhões. Por outro lado, os estrangeiros vieram aqui e deixaram US$ 7,3 bilhões. Como se combate esse déficit? Só há dois caminhos: trazer mais turistas e fazer com que eles gastem mais em nossas terras. Aí vem o Tax Free, que nasce no Rio de Janeiro e irá se espraiar pelo Brasil”, destaca o autor.

Leia mais

Rolar para cima