Presidente da Fecomércio RJ ressaltou que é preciso pensar em soluções que unam crescimento econômico e respeito aos valores de uma sociedade justa

O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, participou da cerimônia de abertura do Rio Innovation Week 2025, no dia 12 de agosto, no Píer Mauá. Sua presença em mais uma edição do evento reforça o compromisso da federação com o avanço da inovação, da digitalização e do consumo inteligente no setor de comércio, serviços e turismo.
“Discutir inovação é também discutir para quem, como e por que inovamos. É pensar em soluções que promovam desenvolvimento econômico, inclusão social e sustentabilidade, sem perder de vista os valores que sustentam uma sociedade justa”, disse o presidente da Fecomércio RJ em seu discurso na abertura.
Estiveram presentes à cerimônia, o governador do Rio, Cláudio Castro, e a primeira-dama Analine Castro, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, o vice-prefeito, Eduardo Cavalieri, e secretários estaduais e municipais.
Com o tema “O mundo que transforma o varejo. O varejo que transforma o mundo!”, o Rio Innovation Week 2025 receberá executivos de empresas como iFood, Unilever, Coca-Cola e TikTok, além de especialistas que discutem as tendências que moldam o futuro do setor. O evento seguei até sexta-feira, dia 15, capitaneado pelo presidente da Asserj e cofundador da feira, Fábio Queiróz, ao lado de Jeronimo Vargas e Bruna Reis Leite, da Base Eventos.
Nos quatro dias de programação, lideranças do varejo, profissionais de tecnologia, empreendedores e criadores de conteúdo estarão reunidas para troca de experiências. Entre os destaques desta edição estão debates sobre inteligência artificial, experiência do cliente, live commerce, retail media e varejo 5.0, além de um espaço exclusivo para 40 startups apresentarem soluções inovadoras para o setor.
Exposições interativas e palestras de tecnologia e inovação
O Sesc e o Senac RJ apresentam palestras de tecnologia e inovação, além de exposições interativas nesta 5ª edição do Rio Innovation Week. Representantes das duas instituições participam da Conferência EduTech, no Armazém Kobra.
Pelo Sesc RJ, Diogo de Toledo, analista de Projetos Sociais, estará em um painel sobre o uso de tecnologia na educação formal e não-formal; Adriano Rocha, analista de Educação, estará em um debate sobre equidade e inovação; a coordenadora de Cultura do Sesc RJ, Fabiana Vilar, vai participar de um bate-papo sobre boas práticas na promoção da cidadania e da diversidade cultural em editais de fomento à cultura; Maria Antônia Goulart, diretora do Centro de Referência em Educação Inclusiva – CREI Sesc Senac, vai compor o painel sobre TDHA e estratégias inovadoras para potencializar atenção, memória e aprendizagem.
Pelo Senac RJ, mestres e especialistas como o presidente da Redetec e professor da Unirio, Jorge Ávila; a gerente de Tecnologias Economia Criativa do Senac RJ, Leana Braga; e o gerente de Inovação do Senac RJ, Gabriel Pinto, debatem educação profissional, Inteligência Artificial e Ensino Médio profissionalizante.
No palco Innovation Retail Talk, dedicado à discussão de temas relevantes para o setor de varejo, o consultor de inovação do Senac RJ Daniel Pan explora o futuro do varejo e da economia criativa.
O Espaço Sesc, no Armazém 3, terá exposições interativas nas quais os visitantes poderão experimentar e prototipar em tempo real. Acompanhados por uma equipe de instrutores especializada na área de robótica e inovação, vão comandar robôs para cumprir objetivos, testar o funcionamento de impressoras 3D e cortadoras a lazer.
Serão mais de 20 protótipos disponíveis para experimentação com o objetivo de mostrar como a robótica é acessível e pode contribuir no nosso dia a dia. A robótica, nessa perspectiva educacional, faz parte das ações da Educação do Sesc RJ, que oferece sistematicamente oficinas de robótica para mais de 400 crianças, jovens e adultos nas unidades, nas instituições e territórios do entorno. O Sesc RJ também apresenta aos visitantes, os hotéis da instituição no estado. Será uma ativação com totens interativos nos quais o visitante poderá navegar e conhecer as seis unidades hoteleiras, na serra e perto do mar: Rio de Janeiro (Copacabana), São João da Barra (Grussaí) e Cabo Frio, Petrópolis (Nogueira), Teresópolis (Alpina) e Nova Friburgo.