Programa gratuito apoia a inovação e a transformação digital do comércio no estado

Para apoiar micro e pequenas empresas do varejo no comércio de bens e serviços no Estado do Rio de Janeiro em seu processo de transformação digital, o Sistema Fecomércio RJ e o Sebrae Rio lançaram, no dia 13 de maio, o projeto Loja do Futuro. O objetivo é que a Inteligência Artificial (IA) e várias ferramentas sejam utilizadas na modernização de lojas. A cerimônia de lançamento do projeto, realizada no auditório da Fecomércio RJ, foi aberta pelo assessor da Presidência, Marcelo Novaes, que representou o presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior.
A primeira ação, voltada a empreendedores da cidade do Rio de Janeiro, aconteceu com a palestra “I.A. no Varejo – da Transformação à Ação”, ministrada por Pedro Scripilliti, especialista com 20 anos de experiência em e-commerce e transformação digital.
“A Inteligência Artificial está revolucionando o varejo, permitindo que as empresas ofereçam experiências personalizadas aos clientes, otimizem suas operações e aumentem sua eficiência. Com a IA, é possível analisar grandes volumes de dados, identificar padrões e tendências, e tomar decisões informadas para impulsionar o crescimento e a competitividade no mercado. Essa iniciativa reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento do setor”, ressalta o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.
O projeto Loja do Futuro consiste numa jornada padronizada com oficinas e consultorias online e gratuitas durante três meses. Todo o conteúdo tem aplicação prática e foco em resultados, como aumento de faturamento, presença digital e eficiência operacional. Oito unidades serão abertas em diferentes regiões do estado.
“O uso da tecnologia deixou de ser diferencial para ser estratégico neste momento de mudanças tão rápidas e profundas na forma como consumimos, vendemos e nos relacionamos com os clientes. Por isso nos unimos neste projeto para trazer soluções sob medida para o varejo, com o que há de mais atual em gestão, inovação e digitalização”, afirma o diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta.