O encontro foi realizado no Copacabana Palace

O Senac RJ reuniu cerca de 30 empresários de moda, no Copacabana Palace, na primeira semana de dezembro, dando início ao processo que visa fomentar o setor no estado do Rio. Representantes de marcas como Blue Man, Lenny, Panô, Wasabi, Oficina Muda, Zerezes, CCM, Brir Acessórios, Mariu, entre outras, e representantes do Sebrae Rio, participaram do encontro.
“Queremos fortalecer o mercado de moda, a exemplo da bem-sucedida ação do Sistema Fecomércio RJ no setor de Turismo, que, em 2023, trouxe de volta à cidade a ABAV Expo, além da primeira edição do evento mundial de tecnologia, Web Summit Rio”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.
Entre os temas discutidos estavam a retomada de eventos de moda na capital fluminense, a partir de 2026.
Senac RJ amplia ações de formação profissional e fortalece políticas públicas no estado
O Senac RJ certificou mais de 300 alunos do projeto Rumo Certo – Beleza em Ação, iniciativa da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro que oferece capacitação profissional nas áreas de beleza e bem-estar.
A cerimônia, em Nova Iguaçu, promovida em novembro, contou com a presença do secretário de Estado de Trabalho e Renda, Felipinho Ravis, e do diretor regional do Senac RJ, Sérgio Ribeiro. Em agosto, outros 460 alunos já haviam concluído a formação, totalizando mais de 760 novos profissionais capacitados ao longo do ano.
Ao todo, foram realizadas 60 turmas nas unidades de Nova Iguaçu, São João de Meriti, Campo Grande, Madureira e Irajá, com cursos como Técnica de Manicure e Pedicure, Cortes Masculino com Máquina, Maquiagem Básica, Alongamento de Cílios, Design de Sobrancelhas e Workshop de Tranças. A formação prática prepara os alunos para atuação em salões de beleza, institutos de estética ou de forma autônoma, criando oportunidades de geração de renda e empreendedorismo.
A iniciativa reforça políticas de trabalho, emprego e renda voltadas à inserção e reinserção de moradores das Zonas Norte, Oeste e Baixada Fluminense no mercado profissional. Apenas este ano, foram disponibilizadas 1.020 vagas, contribuindo para ampliar o acesso a qualificação e fortalecer a empregabilidade em regiões estratégicas.
Paralelamente, o Senac RJ firmou parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC-RJ) para qualificar 600 gestores e técnicos municipais de Cultura em diversas regiões do estado. A partir de janeiro, os participantes terão acesso a quatro módulos, com aulas remotas e presenciais, abordando temas como políticas culturais, gestão de projetos e elaboração de iniciativas públicas. As inscrições serão realizadas pelo link disponibilizado pela SECEC-RJ, e a seleção ficará a cargo da Escola Estadual da Cultura do Rio de Janeiro, com prioridade para representantes municipais de Cultura.