Percurso de 1,2km pela Avenida Atlântica, em Copacabana, reuniu mais de 2,5 mil pessoas

Ao som do Cordão do Boitatá, a 8ª Caminhada Sesc pela Valorização da Pessoa Idosa aconteceu, no domingo (28/09), na Praia de Copacabana. O evento reuniu mais de 2,5 mil participantes, numa ação para uma sociedade mais sensível à diversidade do envelhecer. A concentração foi na Avenida Atlântica, na altura da Rua Francisco Sá, e o público percorreu 1,2 km em direção à Rua Santa Clara. A participação, gratuita, foi aberta a pessoas de todas as idades.
Na concentração, antes da caminhada, o público se divertiu com a Fanfarra Intergeracional de Barra Mansa e pernaltas 50+. Também participou de aulas abertas de Tai chi chuan e alongamento e de campanhas com informações sobre envelhecimento e direitos das pessoas idosas. A caminhada foi acompanhada por cortejo, em um trilho elétrico, animado pelo Cordão do Boitatá, o bloco carioca que, há quase 30 anos, agita a folia com repertório de antigos carnavais.
Na chegada, na altura da Santa Clara, mais atrações: os participantes puderam visitar a Farmácia Viva, iniciativa da saúde do Sesc que fornece orientações sobre o uso de plantas medicinais; se divertir com exergames (videogames que combinam entretenimento com atividade física) e um jogo da memória temático, e ainda aproveitaram um espaço de relaxamento do Senac RJ com massoterapia. O evento teve também a participação da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG-RJ), com orientações sobre envelhecimento.
“A caminhada simbólica convida à escuta, ao respeito e à construção coletiva de uma sociedade no qual toda velhice seja reconhecida, respeitada e vivida com dignidade”, declarou a gerente de Assistência do Sesc RJ, Thaís Castro.