Maior evento do gênero na América Latina aconteceu de 19 a 22 de junho e encerrou o Circuito Sesc Jazz & Blues 2025

Chegando à sua 21ª edição, o Rio das Ostras Jazz & Blues segue como o maior festival do gênero na América Latina e encerrou o Circuito Sesc Jazz & Blues 2025, entre os dias 19 e 22 de junho.
O evento reuniu uma seleção de artistas consagrados, levando ao palco nomes internacionais como Alfredo Rodriguez (Cuba), José James (EUA), Mike Stern, Dennis Chambers e Bob Franceschini (EUA), Coco Montoya (EUA), Mitch Woods (EUA), JJ Thames & Prado Brothers Band e OZMA French Explosive Jazz (França). A cena brasileira também esteve em destaque com apresentações de Amaro Freitas, Rodrigo Suricato Blues Experience, Rosa Marya Colin In Blues, Banda Black Rio, Josiel Konrad e Artur Menezes, consolidando o festival como um dos mais importantes encontros da música instrumental no país.
Apresentado pelo Sesc RJ, a programação tem o apoio cultural do Sindicomércio, realização da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras e produção da Azul Produções. O festival reafirmou sua importância no cenário cultural brasileiro ao celebrar a diversidade do jazz e do blues, com artistas que mesclam tradição e inovação, proporcionando uma experiência musical única.
Além dos shows, Rio das Ostras também recebeu atividades como a Zona de Negócios. No Ano Cultural França-Brasil, o espaço foi um local de troca para representantes franceses, além da participação do governo do Canadá. A iniciativa fomentou intercâmbios culturais, financeiros e musicais.
“Neste ano, inauguramos a Zona de Negócios no festival, reforçando sua profissionalização. A iniciativa reunirá empresas da ZEN de Rio das Ostras com representantes internacionais dentro do camping, ao lado da Casa do Jazz”, explicou Stenio Mattos, produtor e responsável pela realização do evento.
Projeto Mulheres Plurais estará presente no evento
O Circuito Sesc Jazz & Blues também fez alertas a respeito de assédio sexual e violência contra a mulher. Trata-se de uma iniciativa do projeto Mulheres Plurais, pelo qual o Sesc RJ estende por todo o ano discussões sobre o universo feminino, com foco na garantia de direitos e equidade de gênero.
Banheiros químicos receberam adesivos com mensagens – em português, inglês e espanhol – de conscientização e números de emergência, como o 180 (Central de Atendimento à Mulher) e o 197 (Delegacia de Atendimento à Mulher), além de um QR Code.
Cubos espalhados pelo evento e um vídeo exibido no palco também abordaram o assunto. Mais do que ajudar eventuais vítimas, a intenção da campanha é desencorajar possíveis agressores e conscientizar a população.