Sesc Mesa Brasil RJ celebra 25 anos com premiação no Vivo Rio

Compartilhe:

Encontro anual reconhece empresas, instituições e voluntários que ajudam o programa a combater a fome e o desperdício de alimentos no estado 

Foto: Leonardo Ferraz

O Sesc Mesa Brasil RJ – programa de combate à fome e ao desperdício do Sesc RJ – premiou na terça-feira (30/9), no Vivo Rio, seus parceiros e voluntários. A honraria é entregue anualmente e, desta vez, o evento celebrou 25 anos do programa criado em 2000. De lá até agora, já foram arrecadadas e doadas mais de 35 mil toneladas de alimentos – o suficiente para encher mais de dez estádios do Maracanã.  

O trabalho foi realizado em parceria com 800 doadores entre indústrias, supermercados, produtores rurais e outros segmentos, além de pessoas físicas. Esses mantimentos chegaram a 1.500 entidades socioassistenciais nos 92 municípios fluminenses, complementando mais de 174 milhões de refeições de pessoas em situação de vulnerabilidade social.  

O presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, lembrou que, embora o Brasil tenha deixado o mapa da fome da ONU, esse avanço não pode ser considerado suficiente diante da realidade atual. Ele destacou que é preciso ir além da doação de alimentos, criando condições para que as pessoas tenham oportunidades de trabalho e possam conquistar autonomia. 

“Um país que é campeão mundial na produção de alimentos não pode conviver com a fome. Os bancos de alimentos, como o Mesa Brasil, cumprem um papel essencial, mas o nosso compromisso também é oferecer uma porta de saída, e não apenas de assistência. Ninguém quer viver a vida inteira dependendo de doações: as pessoas querem emprego, capacitação, dignidade. É isso que buscamos quando unimos o Sesc e o Senac em projetos de formação e inclusão. Esse esforço só é possível porque temos parceiros que compartilham esse olhar de solidariedade e responsabilidade com o futuro do nosso país”, afirmou Antonio Queiroz, lembrando o trabalho de Sesc RJ e Senac RJ junto ao Restaurante do Povo da Central do Brasil, que oferece capacitação profissional a pessoas em vulnerabilidade e as encaminha para empregos formais.  

Troféu Sesc Mesa Brasil: homenagem e celebração 

Durante a cerimônia, parceiros e voluntários foram homenageados em sete categorias: Embaixadores (representantes dos sindicatos varejistas do RJ), Parceiros Sistemáticos, Campanha, Eventos, Parceiros Institucionais, Apoiadores e Voluntários. Cada premiado recebeu o Troféu Sesc Mesa Brasil, símbolo de reconhecimento pelo engajamento no fortalecimento da rede solidária. 

“É muito gratificante ver o fruto do nosso trabalho e saber que ajudamos pessoas, entendendo também todo o esforço por trás do Sesc, que vai além da doação e busca garantir um futuro melhor para quem mais precisa. É uma sementinha que a gente planta e que faz diferença”, disse Tânia Leite, gerente de loja do supermercado Rede Economia de Coelho da Rocha (São João de Meriti), um dos agraciados por ajudar o Sesc Mesa Brasil doando alimentos fora do padrão comercial, mas em perfeitas condições nutricionais. 

Leia mais

Rolar para cima