Teatro Sesc Ginástico inicia venda de ingressos para reabertura

Compartilhe:

Fernanda Montenegro e Andréa Beltrão inauguram a primeira etapa do projeto de retrofit que vai devolver ao Rio um ícone da cultura carioca

Foto: Leila Fugii e Nana Moraes

Os ingressos para os espetáculos que marcam a reabertura do Teatro Sesc Ginástico, no Centro do Rio, já estão à venda. Os tickets podem ser adquiridos online, pelo site Ingresso.com, ou presencialmente na bilheteria do Sesc Santa Luzia (Rua Santa Luzia, 685 – Centro), das 10h às 18h, com preços entre R$ 15 e R$ 60.

A programação de reabertura começa com Fernanda Montenegro, que apresentará o espetáculo “Fernanda Montenegro lê Simone de Beauvoir”, nos dias 13 e 14 de dezembro. Na sequência, o teatro recebe “Lady Tempestade”, estrelado por Andréa Beltrão, em cartaz nos dias 19, 20 e 21 de dezembro.

No solo de abertura, Fernanda Montenegro faz leitura do clássico “A cerimônia do Adeus”, obra em que a escritora francesa faz um relato íntimo dos dez últimos anos de vida ao lado do filósofo Jean-Paul Sartre.

Já em “Lady Tempestade”, Andreia Beltrão dramatiza os diários da advogada pernambucana Mércia de Albuquerque (1934–2003), destacando sua atuação na defesa de presos políticos durante a ditadura militar. A montagem tem direção de Yara de Novaes e dramaturgia de Sílvia Gomez.

Retrofit deve ser concluído em maio do próximo ano

A reinauguração do teatro é a primeira etapa do projeto de retrofit que transformará o antigo Clube Ginástico Português em um complexo cultural, esportivo e de lazer moderno e integrado. A conclusão total da obra está prevista para maio de 2026.

Reformado pela primeira vez em 2002, após ser adquirido pelo Sesc RJ, o teatro passa por uma modernização completa, que inclui novas poltronas, revestimentos acústicos, iluminação aprimorada e adequação às normas de acessibilidade e segurança.

Quando concluído, o retrofit do Sesc Ginástico devolverá à cidade um ícone da cultura carioca, integrando tradição e inovação em um espaço de mais de 14 mil metros quadrados. Além do teatro, o edifício abrigará piscina semiolímpica no nono andar, praça pública com mirante panorâmico e cafeteria na cobertura, cinema ao ar livre, quadra poliesportiva, restaurante, galeria de exposições e áreas dedicadas à saúde, esporte e convivência — parte em construção nova, parte em estrutura antiga preservada. O projeto arquitetônico do teatro é assinado pelo escritório Fábrica Arquitetura, e o retrofit completo da edificação é de autoria do LARQ Arquitetura e Planejamento.

Leia mais

Rolar para cima