Além dos shows de Ludmila e MC Cabelinho no Terreirão do Samba, trabalhadores aproveitaram o dia livre com uma extensa programação gratuita em unidades da instituição

Em celebração ao Dia do Comerciário, unidades do Sesc RJ abriram as portas, na última segunda-feira, dia 20, dia da semana em que estão fechadas, para comemorar a data com trabalhadores da categoria que são o alicerce de grande parte da economia do estado.
As unidades Tijuca, Madureira, Ramos, Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu e Campos abriram com uma programação especial que teve atividades esportivas, recreativas, banho livre nas piscinas, feira de artesanatos, exposições, rodas de samba e muito mais.
No Centro do Rio, no Terreirão do Samba, a festa foi animada pelos shows de MC Cabelinho e de Ludmilla. O evento gratuito foi promovido pelo Sesc RJ e o Sindicato dos Comerciários.
O Dia do Comerciário é celebrado sempre na terceira segunda-feira do mês de outubro. Na data, o comércio da cidade não abre as portas, como estabelecido em convenção coletiva. As exceções são as lojas em aeroportos, portos e estações ferroviárias, metroviárias e rodoviárias.
O setor é composto por 392 mil estabelecimentos, responsáveis por cerca de dois terços da atividade econômica e por mais de 1,8 milhão de empregos formais (61% dos postos de trabalho no RJ). Somente na capital, segundo o sindicato da categoria, há cerca de 300 mil trabalhadores atuando no comércio.
“O Dia do Comércio e do Comerciário é uma data que celebra a força de quem movimenta a economia, gera oportunidades e transforma o cotidiano das cidades. São homens e mulheres que, com dedicação e trabalho, fazem o comércio fluir e contribuem para o desenvolvimento do Rio de Janeiro e do Brasil. Valorizar esses profissionais é reconhecer o papel essencial que o setor tem na construção de um futuro mais próspero e dinâmico”, ressalta o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.