Pesquisador mostrou dados do Brasil e do Rio de Janeiro

O Conselho de Combate ao Mercado Ilegal da Fecomércio RJ recebeu, no dia 16 de setembro, o pesquisador Daniel Cerqueira, do IPEA. Na reunião, foi apresentado o Atlas da Violência 2024, que mostra um retrato dos municípios brasileiros nos últimos dez anos. O coordenador da pesquisa dividiu sua explanação em duas partes.
Na primeira, Daniel Cerqueira apresentou dados da violência no Brasil. Segundo ele, o número de homicídios teve desaceleração desde 2003 porque os modelos de policiamento em alguns estados e municípios começaram a ser orientados pela inteligência, com mudanças qualitativas, e pela transição demográfica, dentre outras.
Na segunda parte, o pesquisador do IPEA apresentou informações do Rio de Janeiro. O estudo é uma abrangente análise sociológica que aborda mortes por armas de fogo, violência contra a mulher, contra a população negra e contra os jovens. O Atlas da Violência também mostra as causas e efeitos de políticas de segurança específicas. Para Daniel Cerqueira, a segurança pública não é só um problema de polícia, é também social.
O secretário do Conselho de Combate ao Mercado Ilegal e diretor-executivo do IFec RJ, João Gomes, ressaltou o objetivo da reunião.
“O que exercitamos aqui é a busca pelo debate acadêmico, mas observando de perto a realidade. Usamos esse conjunto de informações no intuito de auxiliar a tomada de decisão do poder público e do empresariado, visando o benefício dos setores representados pelo Sistema Fecomércio RJ e da sociedade como um todo”, disse.