Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro

Aumento da taxa Selic afetará mais os pequenos varejistas, diz diretor do IFec RJ

Compartilhe essa publicação:

Análise foi feita pelo diretor-executivo do IFec RJ em entrevista à CNN

Em entrevista à CNN, que foi ao ar no dia 02 de setembro, o diretor-executivo do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), João Gomes, fez uma análise sobre a possibilidade de aumento da Selic e os impactos para os pequenos varejistas. Segundo ele, o comércio vê com apreensão os efeitos dos juros mais altos.

“O setor do comércio vê com grande preocupação a possibilidade de aumento, pois isso encarece o crédito e afeta diretamente as expectativas. Isso tem um impacto imediato para o comerciante, especialmente em um cenário já de desaceleração”, comentou.

A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) está agendada para os dias 17 e 18 de setembro. Um aumento da taxa de juros, hoje em 10,5% ao ano, voltou ao radar dos agentes econômicos. O diretor-executivo do IFec RJ acredita que os segmentos mais dependentes de financiamentos enfrentarão desafios maiores.

“Embora todos os segmentos sejam influenciados, aqueles mais ligados ao crédito sofrerão um pouco mais”, disse.

Para João Gomes, as empresas de menor porte são mais vulneráveis se comparadas às estabelecidas no mercado.

“Os menores negócios, que têm menos capacidade de obter empréstimos, são os primeiros a sentir os efeitos. E, como já vimos durante a pandemia, os micro e pequenos empresários estão na linha de frente dessa realidade”, afirmou.

Na visão do economista, o melhor caminho seria a manutenção da taxa atual.

“Não faz muito sentido esse aumento porque há a possibilidade de redução da taxa de juros nos Estados Unidos, a política fiscal expansionista já tem mostrado seus efeitos reduzidos e a política monetária continua restritiva”, concluiu.

Rolar para cima