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Centro de Referência em Educação Inclusiva é inaugurado

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Unidade do Sesc Senac vai oferecer formação para educadores e atendimento gratuito a crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Trissomia do Cromossomo 21 – T21 (Síndrome de Down)

Foto: Hélio Melo

O Sesc RJ e o Senac RJ inauguraram, na segunda-feira (01/04), o Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI), na Tijuca, Zona Norte do Rio, que vai promover formação para educadores e atendimento gratuito a crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Trissomia do Cromossomo 21 – T21 (Síndrome de Down). Serão disponibilizadas 100 vagas para atendimento em 2024. As inscrições começam no dia 9 de abril, por faixa de idade.  

“A inclusão é um pilar sobre o qual, diariamente, erguemos nossos ideais e direcionamos nossas ações. Acreditamos que cada indivíduo merece ser valorizado em suas singularidades, sem diferenças ou discriminações. É com essa convicção que damos vida ao CREI, um lugar de acolhimento, pesquisa e desenvolvimento. Por meio de parcerias estratégicas, estamos construindo pontes que conectam conhecimento, oportunidades e progresso”, declarou o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior na inauguração do Centro.

O evento reuniu representantes de diversas organizações governamentais, privadas e da sociedade civil que atuam para a inclusão de pessoas com deficiência. Na inauguração, também foi assinado um termo de cooperação técnica com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O CREI será um parceiro do ministério para a assessoria na área de inclusão.

Equipe transdisciplinar e apoio à família do atendido

O CREI ocupa uma área de 570 metros quadrados, no primeiro andar do Sesc Tijuca. Com uma equipe transdisciplinar, composta por 30 profissionais, entre eles, educadores, médicos, psicólogos, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, assistente social e nutricionista, o Centro de Referência vai oferecer o que há de mais moderno em atendimentos especializados e tecnologias para o processo de inclusão, autonomia e independência dos atendidos. As atividades acontecerão fora do período escolar.  

Para os atendidos em idade profissional, o Centro vai estreitar relações com empresas para inclusão no mercado de trabalho, por meio da metodologia do Emprego Apoiado, na qual são desenvolvidas estratégias e promovidas as adequações necessárias no ambiente de trabalho para a inclusão da pessoa com deficiência.

O apoio à família do atendido é outro pilar do CREI, que vai oferecer formação dos responsáveis legais em temáticas relacionadas à pessoa com deficiência, oferecendo ainda qualificação profissional e estímulo ao empreendedorismo para a geração de renda. Essas atividades serão realizadas no Centro Politécnico do Senac RJ, no Riachuelo. Além disso, a família dos atendidos será incluída em atividades de educação, cultura, esporte e lazer do Sesc Tijuca

O Centro pretende se tornar uma referência na produção de pesquisas e na disseminação de conhecimento. Para isso, vai oferecer um programa de formação aos profissionais das escolas onde os atendidos estão matriculados e também aos demais educadores da rede pública. O mesmo trabalho será realizado com educadores do Senac, das escolas de Educação Infantil do Sesc RJ e dos núcleos do projeto Sesc+ Infância para a inclusão de estudantes com deficiência intelectual. No Centro de Referência, serão produzidos ainda materiais pedagógicos acessíveis e dispositivos de tecnologia assistiva e comunicação alternativa para as escolas participantes do programa de formação e para os cursos do Senac.

Tecnologia para terapias multidisciplinares e apartamento funcional 

O CREI possui uma sala com equipamentos de última tecnologia para estimulação sensorial projetada pela Neurobrinq, startup especializada no segmento de ferramentas tecnológicas para terapias multidisciplinares. Tem ainda uma área de 100 m2 equipada com brinquedos e outros objetos criados, exclusivamente, para o Centro pelo artista plástico e cenógrafo brinquedista Derson Dias para o atendimento às crianças de 2 a 6 anos acompanhadas de seus familiares.

A unidade é privilegiada por um espaço de Arte, Ciência e Tecnologia (ACT), que conta com dispositivos tecnológicos para o uso de tecnologias assistivas que serão parceiros do Centro para a inclusão digital. O Centro tem também uma sala de baixo estímulo para atividades focadas no desenvolvimento de habilidades de concentração e autorregulação. Possui ainda duas salas de atendimentos transdisciplinares em pequenos grupos e dois consultórios médicos para atendimento psiquiátrico e neurológico.

Outro diferencial do CREI é um espaço que simula um apartamento composto por um quarto, dois banheiros, sala e cozinha para o desenvolvimento de habilidades para a vida diária. Além disso, o Centro tem salas de trabalho coletivo e formação da equipe, outra para a equipe de coordenação e gestão, uma sala para a equipe do Observatório de Inclusão no Trabalho e banheiros.

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