Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro

Consumidores da região metropolitana do Rio não tiveram medo de perder o emprego nos últimos três meses

Compartilhe essa publicação:

Pesquisa do IFec RJ mostra que maioria não ficou endividada

Pesquisa feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), com 694 consumidores da região metropolitana do Rio, entre os dias 18 e 19 de setembro, mostra que 40,5% dos entrevistados não tiveram medo de perder o emprego nos últimos três meses. Já 17% tiveram pouco medo de perder o emprego, enquanto 14,3% tiveram muito medo.

Em relação aos próximos três meses, 43,9% afirmaram que não têm medo de perder o emprego, 16,5% estão com pouco medo e 9,9% disseram estar com muito medo.

Renda familiar

Em relação a renda familiar nos últimos três meses, 56,6% afirmaram que ela continuou como está, enquanto 24% disseram que a renda reduziu ou reduziu muito e 19,4% revelaram que aumentou ou aumentou muito.

Para os próximos três meses, 61% dos entrevistados acham que a situação da renda familiar continuará a mesma. Já 30,8% disseram que vai aumentar ou aumentar muito e 8,2% afirmaram que irá diminuir ou diminuir muito.

Endividamento e inadimplência

Segundo a pesquisa,46,2% dos consumidores não tiveram dívidas nos últimos três meses, 35,9% disseram que ficaram endividados ou muito endividados e 17,9% ficaram pouco endividados.

A inadimplência nos últimos três meses atingiu 30,9% dos entrevistados. Dos que estão inadimplentes, o cartão de crédito (77,2%) é a principal causa, seguido do crédito pessoal (13%), luz, gás, telefone, água e internet (12,6%), aluguel (4,2%) e o cheque especial (3,7%).

Bens duráveis

Para 57,4% dos entrevistados, os gastos com bens duráveis nos últimos três meses não se alteraram. Para 26,3%, os gastos aumentaram. Já para 16,3%, eles foram menores.

Nos próximos três meses, 62,3% acreditam que os gastos com os bens duráveis se manterão, 28,1% acham que vão aumentar e 9,6% que diminuirão.

Scroll to Top