Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro

Editora Senac Rio lança livro que mostra a influência do comércio no país

Compartilhe essa publicação:

Sessão de autógrafos do autor Thiago Gomide aconteceu no recém-inaugurado Centro de Inovação do Senac RJ

Foto: Adriano Ishibashi

A Editora Senac Rio lançou, no dia 13 de março, o livro “Amor ao Rio: como a importância do comércio no Centro do Rio influenciou a história do país”, do historiador e jornalista Thiago Gomide, na recém-inaugurada Cápsula, o Centro de Inovação do Senac RJ, na Candelária. A obra já pode ser encontrada nas melhores livrarias do país.

Por meio de fatos, relatos e recortes de material extraído dos veículos de comunicação das diferentes épocas, o livro mostra como o Centro do Rio se transformou ao longo dos tempos em uma babilônia de estilos de riqueza ímpar e em um polo de afetos e tendências.

Presente ao lançamento, o presidente do Sistema Fecomércio RJ registrou seu entusiasmo com a publicação.

“Valorizo iniciativas como essa, que resgatam as histórias do nosso comércio e mostram o grande valor que há por trás das memórias afetivas que construímos nos estabelecimentos comerciais do nosso amado Rio de Janeiro”, afirmou Antonio Florencio de Queiroz Junior.

O presidente da Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca), Roberto Curi, que contribuiu com o livro, também esteve presente ao lançamento. A obra, distribuída em 12 capítulos, surpreende com histórias saborosas e algumas curiosidades do Centro do Rio, como a festa para um buraco, os arremessos do tradicional superbolo comemorativo do aniversário da cidade, e outras nada agradáveis, como a chegada e o sofrimento de pessoas escravizadas, as fortes chuvas, os incêndios, as demolições de ícones arquitetônicos e as pandemias da gripe espanhola e da Covid-19.

Para realizar um passeio pela história do comércio carioca que evidenciasse sua relevância nos rumos do Brasil, foi escolhido o mapa da rota mais ideal a ser traçada: a Rua da Carioca e áreas adjacentes, a melhor representação da alma da cidade do Rio.

Assim, mais do que um passeio pelo comércio do Centro e suas histórias, o livro é, também, o registro de um amor entre um homem e sua cidade. É a valorização de uma trajetória sem se esquecer das cicatrizes. E, entre as diversas histórias, estão os relatos que documentam o consumo no país desde a expansão dos produtos e das rotas comerciais nas mãos dos mascates até a instalação de grandes magazines.

“Amor ao Rio” explora, então, o Rio da moda, do carnaval, dos botecos, da música, da badalação, das livrarias, dos teatros e cinemas; aquela mesma cidade que foi durante anos a cosmopolita capital federal e que sobreviveu à perda de sua posição quando Brasília foi construída. O Rio, que é reconhecido por sua descontração e seu magnetismo, é o exemplo da cidade que resiste.

Sobre o autor

Thiago Gomide é historiador e jornalista, com mestrado em História, Bens Culturais e Política pela FGV-Rio. É um dos mais influentes historiadores nas redes sociais, acumulando mais de dois milhões de seguidores e diversas indicações e prêmios em Educação e Comunicação. Foi apresentador do History Channel e presidente da Rádio Roquette-Pinto.

Scroll to Top