Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro

Festival destaca gastronomia carioca de pescados, em novembro e dezembro

Compartilhe essa publicação:

Evento, retomado após dez anos, será no Rio e em Niterói, em novembro e dezembro

Foto: Adriano Ishibashi

Mais do que receitas e degustação, a cadeia produtiva que vai da rede de pesca ao garfo marcará o Festival Gastronomia do Mar 2024. A chef Flávia Quaresma é uma das curadoras do festival, que ocorre de 23 de novembro a 7 de dezembro, no Rio de Janeiro e em Niterói, combinando circuito gastronômico de restaurantes renomados e eventos de rua, com palcos gourmet, culinária na calçada e atividades culturais.

“O festival traz essa ideia inovadora de apontar a gastronomia do mar como simbolismo e referência cultural. Fomenta uma forma de alimentação saudável e ressignifica as cidades como importantes polos gastronômicos”, ressaltou Flávia Quaresma, sobre o festival, idealizado e produzido pela C Comunicação.

Voltando a acontecer depois de dez anos, com o patrocínio da Naturgy, Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o festival ainda tem apoio institucional da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar, da Fecomércio RJ e coparticipação do Sesc RFJ e parceria educacional do Senac RJ, além de parcerias com SindiRio e da Abrasel – representando os bares e restaurantes – e com as prefeituras de Niterói e do Rio de Janeiro.

Visibilidade à cadeia produtiva

“Quando fizemos o primeiro Festival Gastronomia do Mar, em 2011, demos visibilidade à cadeia produtiva do pescado, desde o pescador até o peixe na mesa. Montamos o palco em frente ao Mercado São Pedro, com chefs dando aulas ao vivo, na rua, o que não era tão comum, na época. Ainda contribuímos para popularizar este tipo de evento”, lembrou Cezar Marques, da C Comunicação.

O festival teve edições até 2014, antes de retornar neste ano. Representante do Sesc RJ e Senac RJ, o diretor de Engenharia e Infraestrutura Fábio Soares, destacou o quanto o festival “ativa um importante vetor econômico para as comunidades tradicionais do entorno da Baía, gerador de renda e potencializador de valor agregado”.

Já a assessora chefe da Lei Estadual de Incentivo à Cultura no Estado do Rio de Janeiro, Conceição Diniz, chamou a atenção para o fato de que, entre todos os projetos contemplados neste ano, o Festival Gastronomia do Mar 2024 “é o único que se dedica ao mercado específico de pescados e na gastronomia baseada na economia local”.

Rolar para cima