Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro

Inscrições do CREI Sesc Senac vão até 15 de maio

Compartilhe essa publicação:

Unidade atende gratuitamente crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Down

Inscrições no CREI – Foto: Hélio Melo

O Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI) Sesc Senac, na Tijuca, Zona Norte do Rio, abriu as inscrições para atendimento gratuito a crianças e jovens, de 2 a 29 anos, com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Trissomia do Cromossomo 21 (Síndrome de Down). São oferecidas cem vagas gratuitas. As inscrições devem ser feitas por faixa de idade do candidato, das 9h às 17h, até o dia 15 de maio, no CREI (Rua Barão de Mesquita, 539 – 1º andar do Sesc Tijuca).

As inscrições para crianças de 2 a 6 anos foram abertas no dia 09 de abril, enquanto para crianças de 7 a 10 anos, as inscrições foram até 19 de abril. Já para adolescentes de 11 a 14 anos, as inscrições ocorrem até 26 de abril, e, para aqueles de 15 a 18 anos, de 30 de abril a 4 de maio. Para jovens de 19 a 25 anos, o período é de 7 a 10 de maio, e, para os de 25 a 29 anos, de 14 a 17 de maio.

As vagas são oferecidas, por meio dos programas de gratuidade do Sesc RJ e do Senac RJ, para estudantes matriculados na rede pública de ensino e/ou que pertençam a famílias com renda mensal bruta de até três salários mínimos. O edital com os detalhes das inscrições para atendimento está disponível nos sites sescrio.org.br e rj.senac.br.

Para se candidatar, o responsável ou o candidato maior de idade deve se dirigir à unidade com a original e a cópia do RG ou certidão de nascimento; CPF (se menor de idade, apresentar o do responsável), comprovante de residência, comprovante de escolaridade, documento que comprove renda bruta familiar, documento que comprove a deficiência física ou intelectual do candidato, e a carteirinha Sesc. Também deverá preencher a fichar de inscrição e autodeclaração de renda bruta familiar, disponíveis no edital.

O resultado será divulgado no dia 29 de maio, nos sites do Sesc RJ e do Senac RJ. As atividades serão iniciadas em junho.

Atendimento qualificado para inclusão, autonomia e independência

Inaugurado na última semana, o CREI vai oferecer o que há de mais moderno em atendimentos especializados e tecnologias para o processo de inclusão, autonomia e independência dos atendidos. Com uma equipe transdisciplinar, composta por 30 profissionais em inclusão, as atividades acontecerão fora do período escolar.

Para os atendidos em idade profissional, o CREI vai estreitar relações com empresas para inclusão no mercado de trabalho, por meio da metodologia do Emprego Apoiado, na qual são desenvolvidas estratégias e promovidas as adequações necessárias no ambiente de trabalho para a inclusão da pessoa com deficiência.

O apoio à família do atendido é outro pilar da unidade, que vai oferecer formação dos responsáveis legais em temáticas relacionadas à pessoa com deficiência, oferecendo ainda qualificação profissional e estímulo ao empreendedorismo para a geração de renda. Essas atividades serão realizadas no Centro Politécnico do Senac RJ, no Riachuelo. Além disso, a família dos atendidos será incluída em atividades de educação, cultura, esporte e lazer do Sesc Tijuca.

A partir desses atendimentos, o CREI pretende se tornar uma referência na produção de pesquisas e na disseminação de conhecimento. O Centro vai oferecer, gratuitamente, formação para educadores profissionais das escolas onde os atendidos estão matriculados e também aos demais educadores da rede pública. O mesmo trabalho será realizado com educadores do Senac, das escolas de Educação Infantil do Sesc RJ e dos núcleos do projeto Sesc+ Infância para a inclusão de estudantes com deficiência intelectual. A expectativa é capacitar 2 mil educadores em 2024.

Tecnologia para atendimento transdisciplinar e apartamento funcional

O CREI ocupa uma área de 570 m2, no primeiro andar do Sesc Tijuca. Possui equipamentos de última tecnologia para estimulação sensorial. O Centro tem também uma sala de baixo estímulo para atividades focadas no desenvolvimento de habilidades de concentração e autorregulação. Possui ainda duas salas de atendimentos transdisciplinares em pequenos grupos e dois consultórios médicos para atendimento psiquiátrico e neurológico. Outro diferencial do CREI é um espaço que simula um apartamento composto por um quarto, dois banheiros, sala e cozinha para o desenvolvimento de habilidades para a vida diária.

Scroll to Top