Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro

Miguel Pereira inaugura o primeiro trem turístico do Rio

Compartilhe essa publicação:

Maria Fumaça foi doada pela Fecomércio RJ e vai operar nos fins de semana e feriados

Foto: Institucional

A cidade de Miguel Pereira celebrou, no sábado (30/03), um marco histórico com a inauguração da Maria Fumaça, o único trem turístico do interior do estado do Rio. A cerimônia contou com a presença do assessor da Presidência da Fecomércio RJ, Delmo Pinho, que representou o presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior, do prefeito André Português, do vice-prefeito Pedro Paulo Quinzinho, do secretário de Turismo do estado, Gustavo Tutuca, do concessionário Marcelo Valente, do conselheiro do Sesc RJ, Germano Valente, além de outras autoridades e empresários.

A histórica Maria Fumaça, que estava inativa no Sesc Grussaí, em São João da Barra, foi doada pela Fecomércio RJ. A parceria entre o setor público e privado foi fundamental para a realização deste novo capítulo para o turismo do Rio de Janeiro.

“As ferrovias desempenharam um papel crucial no desenvolvimento econômico de nosso país. A chegada das locomotivas no Rio trouxe mudanças de paradigmas na forma como pessoas e mercadorias se movimentavam. Não à toa, o maior de todos os empreendedores brasileiros, o Barão de Mauá, viu no transporte sobre trilhos o futuro”, ressaltou o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

A locomotiva vai operar nos fins de semana e feriados, e oferecerá aos moradores e turistas uma viagem nostálgica pelos trilhos que contam a história da região. A Maria Fumaça fará um passeio turístico de 9 quilômetros entre a estação Professor Miguel Pereira, que fica no Centro, ao lado da Rua Coberta, e a estação Governador Portela, em um percurso aproximado de 1h30.

O projeto pretende atrair cerca de 900 mil usuários por ano, impulsionando a economia local através do turismo. Segundo Delmo Pinho, a Maria Fumaça é um veículo histórico, da marca norte americana Baldwin, ano 1894, ou seja, é um exemplar com 130 anos de idade e funcionando perfeitamente.

“Temos a expectativa que gradativamente o passeio de trem poderá ser ampliado com a inclusão de atrações variadas, tal como, conjuntos musicais, degustações, histórias contadas etc. Tenho certeza que será um programa maravilhoso, um verdadeiro sucesso”, afirmou o assessor da Presidência da Fecomércio RJ.

Com o funcionamento da Maria Fumaça, Miguel Pereira se posiciona como um destino turístico promissor, combinando lazer, cultura e história.

Scroll to Top