Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro

Pessoas negras e periféricas terão curso gratuito para mestrado e doutorado

Compartilhe essa publicação:

Alunos serão preparados para a elaboração de projetos de pesquisas, técnicas de redação e inglês instrumental

Cursos para mestrado e doutorado | Foto: Marcelo Casal Jr.-Agência Brasil

Estão abertas as inscrições para o curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado destinado a pessoas negras e periféricas no Sesc Tijuca. O curso é dividido em quatro módulos e tem o objetivo de preparar esse público para os processos seletivos de pós-graduação stricto sensu. As inscrições devem ser feitas até 27 de abril pelo formulário online em bit.ly/CursoMestDocTijuca.

O curso apresenta temáticas contemporâneas de pesquisa, linhas e elaboração de projeto de pesquisa. Também ensina técnicas de redação e oferece aulas de inglês instrumental para as provas. As aulas serão ministradas aos sábados, nos dias 04, 11, 18 e 25 de maio, das 9h30 às 17h30, totalizando 40h de formação.

Esse é o terceiro ano do curso realizado pelo Sesc RJ em parceria com o coletivo PIER. É uma iniciativa do Projeto Consciências, projeto da instituição que promove uma série de atividades em torno da educação antirracista e enfretamento ao racismo. Além da Tijuca, o curso foi ampliado este ano e será oferecido também nas unidades de Ramos (junho), Duque de Caxias (julho), Nova Iguaçu (agosto) e Niterói (setembro). As datas das inscrições nessas unidades serão divulgadas em breve. 

O curso preparatório visa contribuir com a maior inclusão de estudantes negros e de regiões vulneráveis nos programas de pós-graduação de universidades públicas. Durante muito tempo, esses espaços perpetuaram a segregação racial. O Sesc RJ entende que é fundamental a ocupação desses espaços por pessoas negras e periféricas para a produção de novos conhecimentos e a transformação social.

Scroll to Top