Sicomércio Volta Redonda promove ciclo de bate-papo sobre ´Trabalho e Lei’ e preparação para vendas de final de ano

Compartilhe:

Foto: Divulgação

O Sindicato do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Volta Redonda, o Sicomércio-VR, iniciou, no dia 28 de outubro, um novo projeto com o bate-papo com “Trabalho e Lei” junto aos lojistas, incluindo tirar dúvidas sobre a Convenção Coletiva. A gerente-executiva do Sicomércio-VR, Rosemeri Carvalho Dalbone; e a assessora jurídica, Fernanda Fernandes, já visitaram o Shopping Park Sul (28/10) e o Sider Shopping (12/11), e falaram ainda sobre relações trabalhistas, tema que vem sendo cada vez mais importante nas empresas.

Segundo o presidente do Sicomércio-VR, Levi de Freitas, além desses dois encontros, outros serão agendados na sede do Sindicato e em outras áreas comerciais da cidade. Entre os pontos abordados, destaque para o “Funcionamento do Trabalho aos Domingos”; “Trabalho da Mulher no Comércio”; “As Regras para o Trabalho em Feriados”; “Convenção Coletiva do Trabalho”; e “Aplicabilidade do Banco de Horas”.

“Nosso objetivo é tirar dúvidas, porque fechamos a Convenção Coletiva, que muda algumas cláusulas não só econômicas, mas que o empresário precisa ficar informado até para conversar com seus colaboradores e contadores. Além disso, ainda há muita dúvida sobre como aplicar o Banco de Horas e também sobre o trabalho em feriados. É importante que as empresas saibam o que é uma Convenção Coletiva, como ela influencia também na aplicação da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas)”, afirmou.

Preparação para o Natal

De olho nas vendas de final de ano, com um movimento maior no comércio em dezembro, o Sicomércio de Volta Redonda também realizou o curso “Venda Mais Neste Natal”, em parceria com o Senac RJ. As aulas aconteceram nos dias 11 e 13 de novembro, com turmas pela manhã e à noite. Os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre “Boas Práticas e Estratégias de Vendas em Época Natalina”; “Modelo AIDAS de Marketing”; e “Vendas Sazonais”.

Além de presentes de Natal, ainda contribuem para o aumento das vendas, a procura por artigos natalinos, com foco na decoração não só das casas, como de lojas, escolas, bares e outros estabelecimentos. As confraternizações também ajudam a movimentar tanto o segmento de varejo, por conta do Amigo Oculto, quanto o de gastronomia.

A expectativa é que o movimento até o final do ano aumente cerca de 20% nos principais centros comerciais em relação a outros meses, com uma projeção de até 5% de crescimento nas vendas neste período, de acordo com o Sindicato. Também há uma previsão na geração de mais de duas mil vagas temporárias para atender à demanda. Volta Redonda tem hoje cerca de 12 mil estabelecimentos comerciais tanto nos setores de varejo em geral, gastronomia, serviço, turismo, saúde, entretenimento e educação. Juntos, esses segmentos geram mais de 45 mil empregos diretos.

Leia mais

Rolar para cima