Em maio, cresceu o volume de serviços no Brasil, de acordo com a PMS. A pesquisa, divulgada pelo IBGE, apontou um avanço de 0,9% do volume de serviços no país na série com ajuste sazonal. As variações acumuladas seguiram tendência de queda: em maio, o índice acumulou crescimento de 9,4% no ano e 11,7% em 12 meses, em abril, estes valores eram de 9,5% e 12,8%, respectivamente. Isso ocorre devido à retomada dos serviços durante 2021, especialmente no final do ano.

Com o resultado, todas as atividades que compõem a pesquisa apresentaram desempenho positivo. No mês de maio, se destacaram Outros serviços com crescimento de 3,1%. O segundo maior crescimento se deu nos Serviços prestados às famílias (+1,9%), que foram seguidos por Serviços profissionais, administrativos e complementares (+1,0%). Ambas as atividades de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios e de Serviços de informação e comunicação variaram em 0,9%.

No estado do Rio de Janeiro, ocorreu retração próxima à estabilidade. O volume de serviços variou -0,2% na série com ajuste sazonal. Vale mencionar que nos três meses anteriores, o índice cresceu próximo a 1%. As variações acumuladas no estado apresentaram comportamento semelhante ao nível nacional: no ano, o crescimento se manteve no mesmo valor de abril, de 2,4%, e em 12 meses desacelerou de 7,7% no mês anterior para 6,5%.

Em relação às atividades, duas seções passaram por variação negativa em comparação com maio de 2021: Serviços profissionais, administrativos e complementares (-6,6%), e Serviços de informação e comunicação (-2,0%). Vale mencionar que Outros serviços que apresentou variação negativa em abril, agora ficou no quadrante positivo, com 2,4%. No acumulado de 12 meses, os Serviços de informação e comunicação continuaram sendo a única atividade com variação negativa, de -1,6%.

O setor de serviços passou por oscilações no crescimento em 2021, mas seguiu de forma geral uma trajetória de crescimento. Em 2022, o índice continuou a crescer, com oscilações menos acentuadas. Após desempenho mais fraco em abril, o índice voltou a acelerar em maio. No Rio de Janeiro, se observa maior dificuldade de recuperação: com trajetória irregular, o índice tem oscilado ao redor do patamar de julho de 2021. Dessa forma, é preciso avaliar com cautela a trajetória do setor nos próximos meses do ano, especialmente no estado. Para manter uma trajetória sustentada de crescimento é necessária a superação de desafios, como a alta dos juros.

 

*Nota: Serviços prestados à família incluem Alojamento e Alimentação; Atividades culturais e de recreação e lazer; Atividades esportivas; Serviços pessoais e de educação não continuada. 

*Nota: Outros Serviços incluem Atividades de apoio à agricultura e à pecuária; Serviços de esgoto e tratamento do lixo; Manutenção e reparação de veículos; Serviços financeiros e previdenciários;

Atividades imobiliárias; Reparação e manutenção de equipamentos